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October 23, 2015

Cresce inadimplência do consumidor com empresas de energia

Light Bulbs on european banknotes (close-up shot)

Entre janeiro e abril deste ano, a inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia cresceu 11%, na comparação com o mesmo período de 2014, segundo estudo elaborado pela Serasa Experian. Em 2013, houve queda no número de inadimplentes, mas desde agosto do ano passado teve início a reversão nesse quadro. Segundo o estudo, o aumento nas tarifas seria a principal razão para o crescimento na inadimplência.
Considerando os quatro primeiros meses deste ano, janeiro teve o maior crescimento na inadimplência: 15,7% superior ao resultado de janeiro de 2014. Em fevereiro, a inadimplência foi 14,7% maior que no mesmo período do ano passado. Em março e abril esse índice cresceu 8,5% e 4,5%, respectivamente, também na comparação com os mesmos meses de 2014, de acordo com o estudo da Serasa Experian.
No ano passado, as empresas de energia já registraram aumento de 8,3% na inadimplência, que em 2013 havia registrado queda de 14,8%, na comparação com o ano anterior. O estudo mostra ainda que, apesar do aumento das tarifas, as empresas de energia elétrica têm registrado crescimento na inadimplência menor que outros setores, como o bancário, que no acumulado entre janeiro e abril teve aumento de 16,7% na inadimplência.
Para os especialistas da Serasa Experian, as pessoas tendem a ficar menos inadimplentes com as distribuidoras de energia devido à penalidade nos casos de falta de pagamento, que geralmente ocorre com o corte no fornecimento. Além de certificações digitais, a Serasa Experian realiza pesquisas de crédito, marketing, identidade digital e negócios.