Retrofit Inteligente

Cada vez mais comum na construção, o termo retrofit é aplicado para reformas que têm a finalidade de adaptar ou alterar instalações, modernizando-as. Mesmo edificações com excelente manutenção de instalações elétricas e hidráulicas podem ter a necessidade de um Retrofit Inteligente. Ele possibilitará, por exemplo, a instalação de uma nova rede elétrica, mais eficiente e com ganhos de economia, ou mesmo a adaptação a novas regulamentações.
A Proyecto Engenharia pode elaborar projetos de Retrofit e executá-los, bem como executar projetos anteriormente desenhados. O aumento do número e variedade de aparelhos ligados à rede de energia têm levado muitas edificações a realizarem o retrofit de suas instalações elétricas. O retrofit inteligente possibilita a substituição da instalação antes que ela fique obsoleta ou sobrecarregada

Enquanto a manutenção protege as instalações do envelhecimento natural de seus componentes, o retrofit adapta as mesmas instalações a novas necessidades, como a expansão da capacidade produtiva, ou a modelos mais eficientes. Recentemente, o encarecimento da energia elétrica tem estimulado empresas a promoverem o retrofit de suas instalações elétricas, motivados por ganhos econômicos. Uma das práticas mais comuns, por exemplo, diz respeito à adoção de luminárias Leds, que asseguram economia ao otimizar o uso da energia.

Além dos ganhos com eficiência energética, o retrofit também é indicado para edificações preocupadas com a sustentabilidade, podendo passar por Retrofits que as alinhem a padrões e diretrizes exigidos para a obtenção de certificados, como o LEED. No início de 2015, o Brasil já contava com 224 edificações certificadas LEED. Uma análise, considerando a média de economias comprovadas nestas edificações, mostra que elas apresentam potencial de redução médio de 30% no consumo de energia elétrica.

Entre a atuação da Proyecto Engenharia na área de retrofit, destacam-se as seguintes soluções:

- Substituição de luminárias obsoletas;
- Estudo do atual fornecimento de energia elétrica;
- Adequação à NR10 e às NBR´s 5410 e 14039;
- Substituição de infraestrutura elétrica e hidráulica;
- Controle na utilização de água.