Redes elétricas e hidráulicas comprometem edifícios de Brasília
October 23, 2015

Engenharia

engenharia

engenharia

Desde o princípio, ela nos acompanha. Estamos falando da engenharia, presente na vida da espécie humana desde a invenção da roda e da alavanca. Em sua definição, segundo o Dicionário Michaelis, engenharia é a “arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações”. Graças à engenharia, o homem construiu ferramentas, agilizando seu trabalho, pontes, encurtando distâncias, e luz – no sentido literal, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica –, dando tempo para que as pessoas pudessem realizar seus afazeres nas horas posteriores ao pôr do sol.

E é aí que a Engenharia Elétrica, que trata da geração e aplicação prática da eletricidade, exibe suas habilidades. Embora a eletricidade possa parecer algo relativamente novo – somente em 1879 houve a primeira demonstração pública da lâmpada elétrica no Brasil –, a origem da Engenharia Elétrica está na Antiguidade, uma vez que chineses e gregos, há mais de três mil anos, conheciam elementos condutores e isolantes, além da magnetita, tendo construído as primeiras bússolas. Já na Idade Média, teríamos experiências com imãs e, em 1801, trabalhos com campos magnéticos, iniciando os fundamentos da Engenharia Elétrica.

electric transmission tower with dusk sky , energy background

Um caso interessante é o da London Bridge, um dos ícones turísticos de Londres – e também um dos ícones da engenharia. Construída em madeira em 43 pelos romanos, a ponte foi reconstruída algumas vezes, sempre em madeira, sofrendo seu último incêndio “fatal” em 1136. Foi quando engenheiros da época sugeriram a construção em pedras, substituindo o material originalmente utilizado pelos romanos. A “nova” ponte foi concluída em 1209 e é hoje um dos símbolos da capital britânica.

Um caso mais próximo, tanto na geografia quanto no tempo, é a Ponte Octavio Frias, inaugurada em 2008, em São Paulo. Mais conhecida como Ponte Estaiada (nome dado a esse tipo de ponte, suspensa por cabos atados a mastros), ela divide opiniões na capital paulista, tanto por questões de mobilidade quanto de desapropriações e do orçamento para sua construção. No entanto, é inegável é que se trata da primeira ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas ao mesmo mastro: um símbolo de engenharia aplicada.

Na Engenharia, conhecimentos científicos e técnicos são aplicados na exploração dos recursos naturais para solucionar problemas ou aperfeiçoar práticas. Hoje, engenheiros utilizam esses conhecimentos para desenharem os projetos mais adequados às necessidades de cada setor da economia e do desenvolvimento.

Equipe Proyecto Engenharia